Translate / Google Tradutor

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ESTUDO DOS CHACRAS - 4.º CHACRA



4.º CHACRA – CHACRA DO CORAÇÃO OU CARDÍACO OU ANAHATA

Está situado no centro do esterno, na zona do coração, e irradia horizontalmente, com uma saída para as costas e outra para a frente.

Está intimamente ligado com amor-próprio e o amor incondicional, com o ódio, a amargura e o ressentimento, mas também com o perdão e a compaixão, com a esperança e a confiança.

Quando este chacra está equilibrado permite-nos aceitar o mundo, a nós mesmos e às outras pessoas como elas são. A personalidade formada no chacra do plexo solar deve ser aceite no chacra do coração com todas as suas arestas ásperas, méritos e erros, aprendendo a amá-la.

Está intimamente ligado ao coração, aos pulmões, ao diafragma, à saúde e vitalidade do corpo físico. Nele estão depositadas as feridas causadas pelo nosso ressentimento em relação a terceiros ou a nós mesmos. Enquanto nos recuarmos a perdoar o mal de que nos julgamos vítimas, essas feridas não sararão. A tensão  que muitas pessoas sentem nessa zona, desde a mais pequena à mais forte dor, não desaparece enquanto essas energias não forem retiradas ou dissolvidas.

Se a pessoa não se aceita e vive constantemente em discordância interior consigo mesma, simplesmente porque não corresponde à imagem ideal de si própria, então não será capaz de ir ao encontro dos seus semelhantes de forma tranquila e amorosa. A pessoa terá tendência a sentir-se desapontada constantemente pelos outros e a acusar e julgar negativamente “o outro”.

Se, pelo contrário, a pessoa encarar os seus defeitos e crenças de forma tranquila e harmoniosa, também reconhecerá as capacidades singulares em si própria e nos outros, e será capaz de as aceitar com satisfação. 

O Reiki actua sempre a partir do centro do coração. A cura acontece quando se aceita a parte afectada.

A exteriorização física do 4.º chacra é constituída pelo timo (glândula situada no tórax, faz parte do sistema imunológico). Acciona portanto o timo, o coração e os pulmões, as glândulas mamárias e o tórax.

Quando este chacra está bloqueado ou semi-bloqueado, a funcionar de forma incorrecta, afloram sentimentos de abandono, tristeza, de falta de auto-estima, de angústia e de depressão. Bloqueios neste chacra resultam frequentemente em sintomas e atitudes, tais como: imposição de condições no amor, amor sufocante e doentio, egoísmo e um desenvolvimento de mecanismos violentos de reposta.

Com o chacra do coração bloqueado, o ego, fortalecido, está ao serviço da personalidade inferior: a pessoa pratica a exigência, só aceitando o outro se, de alguma forma, este lhe for útil. A pessoa não sabe o que é o perdão e por isso não consegue desligar-se do passado.

Por outro lado, recusa-se a receber com o medo de ficar devedor. Normalmente, manifesta vulnerabilidade afectiva, acabando por, numa situação extrema de angústia, tristeza e depressão, se entregar de corpo e alma, seja a quem for, sem discernimento e de forma impessoal, acabando sempre por sair diminuído e triste deste tipo de experiências.

Ao nível físico bloqueios neste chacra dão frequentemente origem a problemas cardíacos, disfunções na glândula do timo, enfermidades nos pulmões, circulação irregular, tensão, cãibras, espasmos e cancro. Nos casos de funcionamento insatisfatório deste chacra, as pessoas tendem a ser cruéis contra si mesmas e contra os outros.

Pelo contrário, quando este chacra funciona correctamente, as pessoas tornam-se mais abertas, mais comunicativas, capazes de ter sentimentos elevados, de falar sem palavras e de ver sem os olhos. É a capacidade de olhar e falar com o coração.

O bom funcionamento deste chacra possibilita o bom relacionamento com tudo e todos, aceitando tanto os aspectos positivos como os negativos, sendo capaz de dar amor sem esperar nada em troca.

Este chacra mantém o equilíbrio entre os três chacras inferiores e os três chacras superiores.


O seu mantra é o YAM.

A sua nota musical é o Fá.

Corresponde ao sentido do tacto.

A sua frequência vibratória é harmónica das cores verde-esmeralda, rosa e dourado.

O seu elemento é o Ar.

As pedras que com ele melhor se relacionam são a Malaquita, o Quartzo Rosa, a Calcita Rosa e a Ágata Musgo.



Leia Mais sobre o Estudo dos Chacras:
5.º Chacra

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA