Translate / Google Tradutor

sexta-feira, 24 de abril de 2015

ESTUDO DOS CHACRAS - 5.º CHACRA



5.º CHACRA – CHACRA DA GARGANTA OU LARÍNGEO OU VISHUDDHA

Está situado na região da garganta e irradia horizontalmente, com uma saída para a base do pescoço e outra para a frente do corpo.

Está intimamente ligado à comunicação, quer verbal ou não. Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração.

Este chacra é o portão para a alta consciência, para a purificação e será pelo trabalho deste chacra que poderemos iniciar o nosso caminho espiritual, em consequência de nos colocarmos em comunicação com a nossa essência superior.

Este centro reflecte o nosso mundo interior e assim fornece-nos um ambiente que condiz connosco, tanto no sentido material como no sentido social. Toda a postura desajeitada interior pode ser reconhecida pela postura exterior e pela forma do corpo.

Enquanto o chacra da raiz e o chacra sexual são chacras das Esfera da Terra, o chacra do plexo solar e o chacra do coração são chacras da Esfera Humana, e o chacra da garganta e o chacra do Terceiro Olho são chacras da Esfera do Céu.

A sua exteriorização é constituída pela tiroide. Acciona portanto a glândula tiroide, as cordas vocais, a laringe, a boca, o nariz e as amígdalas.

Quando este chacra está bloqueado ou semi-bloqueado, a funcionar de forma incorrecta, a pessoa sente frustrações, dificuldades em se exprimir, vergonha em demasia, zumbido nos ouvidos, queimor na língua ou na boca.

Quando este chacra está bloqueado, a pessoa sente uma dissociação entre o seu ser e o seu corpo. Age sem reflectir. Enterra as emoções como se de uma avestruz se tratasse. A pessoa não ousa falar dos seus sentimentos ou daquilo que está a guerrear no seu espírito. Esta atitude vai provocar-lhe angústia e mal-estar.

Eventualmente quando a pressão inferior começa a ser demasiado forte, a pessoa pode começar a sofrer de “diarreia verbal”, embora tenha a perfeita consciência de que o seu género de discurso é completamente vazio. Daquilo que lhe diz respeito, da essência do seu interior e dos seus sentimentos, nada consta no seu discurso. A pessoa fala meramente para mascarar essa inacessível intimidade que esconde ou para, desesperadamente chamar a atenção sobre si, na esperança de que outros possam, enfim, entrar em contacto com o seu verdadeiro ser. Fica, no entanto, desiludido porque não consegue transcender o plano da palavra. São essas palavras enganosas, desprovidas de coração e prisioneiras delas próprias, que irão torná-lo tenso e deprimido. Esta falta de abertura faz da pessoa alguém frágil e um alvo fácil para os bons manipuladores de palavras e falsos sentimentos.

Bloqueios neste chacra resultam frequentemente em sintomas físicos como a rouquidão. Esta rouquidão é sinónimo de músculos tensos. Se a pessoa acredita que não consegue expressar-se, adequada e apropriadamente, refrear de algum modo a sua habilidade de auto-expressão.

Uma garganta irritada poderá ser também uma expressão do medo.

O bom funcionamento deste chacra caracteriza uma pessoa com consciência da responsabilidade do seu próprio desenvolvimento em todos os sentidos, desde as necessidades materiais às espirituais. Não julgues os outros. Só julga quem tem falta de amor no coração.


O seu mantra é o HAM.

A sua nota musical é o Sol.

Corresponde ao sentido da audição.

A sua frequência vibratória é harmónica da cor azul claro.

O seu elemento é o Éter.

As pedras que com ele mais se relacionam são a Amazonita, a Crisocola, Quartzo Azul e Ágata Azul Rendada.



Leia mais sobre o Estudo dos Chacras:
6.º Chacra

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA