Translate / Google Tradutor

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ESTUDO DOS CHACRAS - 2.º CHACRA



2.º CHACRA – CHACRA DO UMBIGO OU SEXUAL OU SWADISHTANA



O chacra do umbigo ou sexual está situado a três ou quatro centímetros abaixo do umbigo e irradia horizontalmente, com uma saída para as costas e outra para a frente do corpo.

Está intimamente ligado com a energia sexual e a criatividade. Nele estão gravadas as memórias das censuras ou das brutalidades de que fomos alvo, os traumas que daí resultaram e o sentimento da culpabilidade.

O chacra sexual governa a nossa capacidade de sentir o mundo e, em contrapartida, de sermos tocados por ele. Este centro garante a nossa capacidade de auto percepção. Sem esta faculdade perceptiva o ser humano não possui sensualidade, experiência sexual satisfatória, nem tão pouco a verdadeira alegria de viver.

A coordenação da expressão e da linguagem do corpo, a habilidade de sentir as coisas, o prazer sensual a todos os níveis (fruição da cultura e da arte, etc.) só podem ser experimentados em pleno se este centro energético estiver a pulsar e a trabalhar sem bloqueios. Este chacra permite o “acolher e dar”.

A sua exteriorização física é constituída pelas glândulas sexuais. Acciona portanto estas glândulas bem como os intestinos, os ovários, os órgãos sexuais, a próstata e a circulação sanguínea.

Quando este chacra está bloqueado ou semi-bloqueado, a funcionar de forma incorrecta, existe uma falta de vitalidade, impotência sexual, fraqueza de voz e perturbações circulatórias. Bloqueios no chacra sexual resultam frequentemente em sintomas e atitudes mentais tais como: medo da proximidade física, repugnância pelo corpo, mania das limpezas, incompreensão, mente muito centrada na razão, ênfase excessiva a sentimentos impulsivos, vontade de se isolar e medo permanente de cair.

Quando este chacra está bloqueado a pessoa revela problemas de relacionamento em geral e sexuais em particular. Tem falta de confiança, é formalista e faz julgamentos superficiais.

Ao nível físico, bloqueios no chacra sexual resultam frequentemente em doenças relacionadas com fluidos do corpo: sangue, linfa, saliva e bílis, ou com os órgãos processadores destes fluidos: rins, bexiga e glândulas linfáticas.

O bom funcionamento deste chacra possibilita o amor à vida, fazendo com que esta seja dotada de mais prazer, tornando a pessoa aberta, adaptável, natural e transparente para com os outros. A pessoa torna-se cortês, paciente, perseverante, corajosa, confiante, tolerante e aceita os outros com as suas diferenças.


A sua frequência vibratória é harmónica de cor laranja.

O seu mantra é o VAM.

A nota musical é o Ré.

Corresponde ao sentido do paladar.

O seu elemento é a água.


As pedras que com ele mais se relacionam são a Cornalina, a Calcita Laranja e a Opala de fogo.



Leia mais sobre o Estudo dos Chacras:
3.º Chacra

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA