Translate / Google Tradutor

domingo, 24 de maio de 2015

A Meditação. Como meditar


















A Meditação. Como meditar

Devemos acostumar-nos à ideia de que existe um Ser Superior que toma conta da nossa existência. Enquanto que nas suas orações procura falar com o Criador, na meditação deve procurar colocar-se num estado receptivo para ouvi-Lo. A verdadeira meditação é uma sintonização cósmica, uma afinação do receptor humano com o emissor Divino. Os orientais estão mais acostumados a uma postura contemplativa e têm praticado a meditação desde o início dos tempos. Assim, conquistaram uma maior capacidade de introspecção.

A definição, mais comum, encontrada para a meditação é o cessar dos pensamentos. Consiste na ausência de qualquer actividade de pensamentos, desejos e emoções, sobretudo de mágoas e ressentimentos. Meditar é estar 0% pensante e 100% consciente. É deixar de ser ego-pensante para poder ser Cosmo-pensando. Esvazie o seu ego de todos os obstáculos que o ligam à Fonte. Muito simples de dizer, mas extremamente difícil de alcançar, pois é a única maneira de transcender a si mesmo.

Meditação não é o mesmo que concentração. A concentração cansa, deixa-nos exaustos. A meditação não cansa. Se a praticarmos o dia todo, não ficamos fatigados, dado que não é um esforço. Nada forçado é natural, é criado na mente. A meditação é um mecanismo para acalmar e neutralizar a mente.

O simples facto de os orientais continuarem a meditar, diariamente, por meses e anos, é a melhor prova da sua eficácia. A sua eficiência revela-se numa gradual mudança de atitude, fundamental perante todas as ocorrências da vida. 

Quem medita correctamente adquire o perfeito autoconhecimento, que se revela em auto-realização. A meditação dá ao ser humano segurança e serenidade em todas as circunstâncias da vida, paz e felicidade permanente. Somente conservando o equilíbrio e a felicidade somos capazes de proporcionar condições para que as pessoas também sejam mais equilibradas e felizes. Na meditação, o corpo inteiro muda, a sua química muda, o sistema imunitário fortalece-se, as hormonas equilibram-se. 

A meditação é um santo remédio. Mente sã, corpo são.

A meditação promove um aumento na percepção de estímulos externos, fazendo com que a pessoa se assuste com muita facilidade. Isto pode provocar tensão e deve ser evitado. Os templos, igrejas e mesquitas foram criados para que as pessoas pudessem ter um local específico para oração e meditação.
É bom procurar meditar num local privado, reservado, alimentado com energias naturais (terra, água, fogo e ar) calmo, silencioso, com uma temperatura agradável e confortável, sempre que seja possível. É aconselhável desligar o telefone, trancar a porta e colocar avisos externos de “não incomodar”. As pessoas modernas perderam o prazer do silêncio.

A música auxilia o relaxamento, devendo ser contínua e sem mudanças súbitas de ritmo. Alguma alteração súbita pode gerar perturbação. Tudo ajuda a criar um clima favorável. A luz reduzida, um incenso a queimar (para quem apreciar), uma postura adequada, uma roupa confortável são cuidados aconselháveis, bem como estar de estômago vazio.

Procure sentar-se o mais direito possível e manter as costas direitas, além de ser menos cansativo, permite que a energia flua melhor. Caso prefira, pode ficar de pé. Muitos conseguem meditar deitados, mas a maioria tende a adormecer. Encontre a posição mais confortável para si.

Se não estiver numa posição confortável, terá mais dificuldade em relaxar. Para ajudar o processo, é bom fechar os olhos e respirar profundamente três vezes. Durante a meditação, não se deve pensar, analisar ou discorrer mentalmente sobre qualquer assunto. Ao longo da mesma, se sentir que a mente se desconcentra com o surgimento de pensamentos, o que é muito natural, principalmente nos iniciantes, não perca a tranquilidade, mas procure esquecer tudo e colocar-se numa atitude de aceitação e paciência. Até meditando a impaciência faz-nos perder as melhores coisas. Sempre que se força o não pensar, os pensamentos intensificam-se. Assim, o ideal é simplesmente observar os pensamentos, sem se concentrar neles, e eles irão embora.

Durante a meditação, é possível ter sensações como calor nas mãos ou na coluna. O objectivo, no entanto, não é dar atenção às sensações, mas simplesmente concentrar-se no vazio, na ausência de pensamentos. O tempo médio para as primeiras meditações é de 15 a 30 minutos. Será possível estabelecer o tempo ideal de meditação à medida que a técnica for utilizada.


Lembre-se:

“Quem não encontra a felicidade em si mesmo, não a encontrará noutra parte”.





Fonte: Manual do Terapeuta Profissional de Johnny De´Carli


Leia Também
Meditação das Raízes / Evacuar detritos energéticos
Aprender a ser POSITIVO

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA