Translate / Google Tradutor

terça-feira, 23 de junho de 2015

O que é a vida espiritual ?


O que é a vida espiritual ?

Uma vida centrada em Deus não é uma vida incomum. De acordo com as atitudes que desenvolvemos e a maneira como vivemos, a nossa vida na terra pode ser espiritual ou não espiritual.

Somos divinos quando o Divino entra nos nossos pensamentos, acções, desejos, emoções e aspirações. Então Ele não fica distante ou teórico, mas um Deus vivo que guia as nossas vidas.

Uma das armadilhas na senda de Deus é a confusão sobre o sentido da vida espiritual. 

Vida espiritual é, em essência, realizar a divindade que está em nós e manifestá-la na nossa vida diária.

Alguns requisitos básicos são necessários para uma efectiva e profunda vida espiritual. Precisamos ter a fé de que o objectivo que procuramos, de facto existe. Há uma suprema e imutável Verdade – a Realidade que é o alicerce e o poder operativo de tudo que existe. Devemos acreditar que por trás do fluxo deste mundo existe uma inteligência cósmica, o amor e a unidade que é Deus.

Embora difícil de ver num estágio inicial da jornada, é necessário acreditar que Deus pode ser experimentado aqui e agora. Ele é o supremo objecto do nosso amor; Ele é nosso eterno amigo e companheiro. De alguma forma devemos desenvolver e fortalecer esta fé.

Tomemos um exemplo: Jesus Cristo caminhou na cidade de Jerusalém, ensinando e consolando as pessoas, e dessa forma mudou as suas vidas. Foi em Jerusalém que as cenas finais da sua vida foram desempenhadas. Cristãos cheios de fé de qualquer parte do mundo têm a esperança de visitar a Terra Sagrada, mas embora possam não tê-la visto, eles nunca negam a sua existência. Da mesma forma, enquanto seguimos a senda espiritual, mantenhamos a confiança de que embora Deus não seja visível, Ele está a apenas uma pequena distância de nós.

A natureza de Deus é infinita. Ele manifesta-se de maneiras infindáveis, fazendo portanto com que as Suas manifestações sejam múltiplas.

Ele pode ser impessoal – sem um nome e uma forma 
Ou pode ser pessoal – com um nome e uma forma.

Ele pode tornar-se uma encarnação divina, como Rama, Krishna, Jesus Cristo, Buda ou outro...

Desta forma não devemos ser dogmáticos sobre a natureza de Deus.

Devemos permitir que cada um tenha a sua concepção de Deus, ainda que essa concepção seja diferente da nossa.


Lembre-se :

“Primeiro desenvolva a fé em si mesmo, depois a fé em Deus virá.” 






Fonte: A Vida Espiritual - Swami Shraddhananda

Sem comentários:

SIGA este blog aqui :

Eu Sou GRATA

Eu Sou GRATA